Ambiente de teste
25/04/2023 | 11:53 am

Faculdade de Engenharia Civil: o que se estuda?

Os engenheiros civis moldam o mundo em que vivemos. Eles projetam, constroem e mantêm os espaços e ambientes onde trabalhamos, estudamos, transitamos e residimos.

 

Como um dos ramos mais antigos da engenharia, datando de quando as pessoas começaram a viver em assentamentos permanentes e começaram a moldar seus ambientes para atender às suas necessidades, a Engenharia Civil abre as portas para uma indústria de ritmo acelerado e desafiador, mas também gratificante.

 

Claro, além de construir edifícios e residências, o trabalho dos engenheiros civis também inclui planejar e executar projetos de reservatórios, barragens, pontes, estradas, túneis, portos, aeroportos e complexos. Por isso, sua experiência é essencial para um futuro sustentável, tanto no Brasil quanto no exterior. Pois, é a mola propulsora de desenvolvimento de um país.

 

Considerada uma carreira promissora e muito rentável, a Engenharia Civil já figura entre os cursos mais procurados do país, com mais de 360 mil matrículas registradas anualmente em diferentes universidades do Brasil.

 

Assim, se você se interessa pelo tema, quer fazer a diferença no mundo e na qualidade de vida das pessoas, então talvez esse seja o curso para você. Quer saber mais sobre a importância do engenheiro civil e saber tudo o que esse profissional estuda durante o período da graduação? Então acompanhe o artigo e compreenda como esse profissional se desenvolve e se torna cada vez mais relevante para a sociedade moderna.

 

Como é o curso de Engenharia Civil?

 

O curso de graduação em Engenharia Civil é do tipo bacharelado e tem duração mínima de 5 anos. Desenvolvido para formar profissionais especializados na elaboração de projetos, fiscalização, direção, execução e gestão de obras no setor de edificações, transportes e sistemas sanitários, o curso contempla disciplinas essenciais para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

 

Assim, os cursos de Engenharia Civil são focados no desenvolvimento e formação de profissionais conscientes, com grandes habilidades técnicas e práticas e atualizados com as tendências de mercado.

 

Para preparar os profissionais para atuarem em um ambiente global em rápido desenvolvimento, os cursos possuem uma grade curricular bastante diversa e inovadora.

 

Visando uma formação consistente e atualizada, além de toda a parte teórica, o curso apresenta boa parte da carga horária destinada a atividades práticas nas quais o aluno pode colocar seu aprendizado e seus conhecimentos em prática através do desenvolvimento de soluções para a área através de projetos e trabalhos realizados em laboratórios modernos e inovadores.

 

Na Unijorge, por exemplo, a graduação em Engenharia Civil é ministrada por um corpo docente composto por professores experientes e atuantes no mercado de trabalho. Além disso, o curso oferece excelentes oportunidades de ampliar seus horizontes acadêmicos através de simulações, oficinas, seminários e muito mais.

 

O que faz um engenheiro civil?

 

Os engenheiros civis projetam, constroem e supervisionam projetos e sistemas de infraestrutura. Por isso, seu universo de trabalho pode ser extremamente diversificado.

 

Como profissionais, os engenheiros civis precisam estar preparados para desempenhar papéis importantes – e isso vai desde o planejamento e desenvolvimento de projetos de construção e infraestrutura até a gestão e distribuição de recursos hídricos, otimização do tráfego e serviços de transporte e criação de cidades e comunidades sustentáveis ​​e energeticamente eficientes.

 

Como a área mais comum, na construção civil, por exemplo, o profissional se concentra no projeto e análise estrutural de todos os tipos de projetos de construção – de arranha-céus a túneis de trem. Aqui, é dever do engenheiro garantir que um projeto de construção possa suportar com segurança as tensões que sofrerá durante sua vida útil, além de assegurar a eficiência desses sistemas e o uso correto de materiais durante todo o projeto.

 

De todo modo, com opções de carreira particularmente variadas, os profissionais podem atuar em diferentes ramos, tais como engenharia estrutural, engenharia de transporte, engenharia arquitetônica, engenharia geotécnica ou engenharia hidráulica, incluindo setores ambientais para ajudar a oferecer soluções modernas para preocupações globais como poluição e abastecimento de água.

 

Atuando em uma grande variedade de locais e condições, pode ser comum que eles dividam seu tempo entre trabalhar em um escritório e trabalhar ao ar livre, supervisionando projetos em canteiros de obras para que possam monitorar as operações ou resolver problemas no local.

 

Além das atividades regulares, seu trabalho também envolve supervisionar e orientar grandes equipes envolvidas nos processos de planejamento e construção. Isso exige que eles colaborem e gerenciem regularmente membros de equipes multidisciplinares, geralmente compostas por agrimensores, gerentes de construção, arquitetos, paisagistas e planejadores urbanos.

 

Estude Engenharia Civil na Unijorge

 

O curso superior de graduação em Engenharia Civil da Unijorge oferece ao aluno a oportunidade de iniciar um plano de carreira concreto rumo ao seu sucesso profissional.

 

Voltado aos profissionais que desejam assumir os desafios de gerir essa área e atuar de maneira qualificada, o curso visa preparar o aluno para estudar e identificar as tendências de mercado, trabalhando com grande conhecimento técnico de áreas-chave da Engenharia Civil, como estruturas, mecânica dos fluidos, materiais e geotecnia.

 

Com uma grade curricular voltada para o seu protagonismo, o curso prepara o aluno para dominar as estruturas e recursos essenciais para desenvolver sua carreira, seja no gerenciamento de projetos, na construção, na área de transporte, em engenharia urbana, gerenciamento de água, engenharia estrutural e até mesmo no setor de tecnologia de materiais.

 

Prepare-se para o futuro da engenharia e venha para a Unijorge. Garanta já a melhor opção para alavancar sua experiência acadêmica e dê os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso.

 

Clique aqui e saiba mais.

 

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller