Ambiente de teste
01/08/2023 | 18:00 pm

Dicas para a apresentação do seu TCC

A apresentação do TCC deve ser um dos momentos mais tensos para os alunos que cursam uma graduação. Seja qual for o seu curso ou a área escolhida, essa é com certeza uma das etapas mais importantes de todo o processo, principalmente quando pensamos que esse é um ponto fundamental na obtenção do seu diploma. 

 

De modo geral, o Trabalho de Conclusão de Curso, também chamado de TCC, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura, projeto experimental ou monografia de curso, é um projeto de pesquisa organizado na forma de trabalho acadêmico.  

 

Por sua extrema importância para os alunos de graduação, ele exige um esforço por parte dos estudantes, que, além de desenvolverem todo o projeto de acordo com o tipo de graduação cursada, também precisam apresentar todo o projeto junto a uma banca examinadora.  

 

Exigindo muita pesquisa e dedicação, assim como os trabalhos de Iniciação Científica, o TCC é uma experiência excelente para os alunos, principalmente porque nele é você quem escolhe a área de interesse que deseja explorar, lança-se em um projeto de pesquisa intenso e que aprimora suas habilidades e ainda conta com um orientador para que seja elaborado da maneira adequada. 

 

Depois de todo o processo, você ainda explora todo o seu potencial de comunicação e experiência durante a apresentação do trabalho para uma banca julgadora, que dá uma nota aprovando ou não todo o projeto. 

 

Se você está nessa fase de produzir o seu TCC, já sabe que essa é uma tarefa fundamental e bastante estressante. Mas você já pode ficar calmo, pois, para te ajudar, reunimos algumas dicas para deixar seu TCC um verdadeiro sucesso. Confira. 

 

Cinco dicas para planejar e fazer seu TCC com sucesso

 

1. Escolha um tema pelo qual você esteja apaixonadamente interessado 

 

Uma boa pesquisa tende a surgir do desejo de descobrir ou compreender mais sobre um determinado fenômeno que o intriga. Ao abordar algo que realmente te apaixona, você acaba explicando para os outros de uma forma nova e interessante que vale a pena. 

 

2. Seja organizado

O planejamento do uso do tempo é essencial quando você exige muito de si, por isso, certifique-se de reservar um ou mais períodos de tempo a cada semana para se dedicar à pesquisa e não deixe que outras demandas afetem esse tempo. 

 

Assim, você pode ver facilmente o que é preciso fazer e até quando. Use um quadro branco com uma lista de tarefas pendentes com tarefas listadas mensalmente e seus prazos.  

 

3. Separe sua pesquisa em blocos de tempo 

 

Planeje sua pesquisa em blocos: esta manhã, hoje, esta semana, este mês, próximos meses, este ano. Tenha uma ideia clara do que deseja alcançar nesses períodos de tempo e tente cumpri-la o máximo que puder. 

 

Também é muito útil redigir um plano de pesquisa de pelo menos um mês no início de cada período. 

 

4. Seja estratégico com relação a cada tempo de pesquisa disponível

 

Pense no melhor uso do seu tempo. Tarefas cognitivas difíceis que requerem pensamento intenso geralmente precisam de um longo período de tempo, então planeje fazê-las quando estiver disponível para você. Tarefas fáceis ou menos demoradas, como ler um capítulo para submissão ou ler alguns materiais e fazer anotações podem ser realizadas em períodos menores de tempo. 

 

5. Não envie o material imediatamente

 

Quando você achar que terminou o trabalho e está pronto para enviá-lo, deixe-o de lado por pelo menos um dia e depois leia-o novamente com novos olhos. Você provavelmente notará algo que poderia ser melhorado. Depois de fazer isso, se estiver feliz com a peça, vá em frente e envie.  

 

Agora que você já sabe como fazer seu TCC, chegou a hora de aprender a apresentá-lo para impressionar sua banca examinadora. Confira algumas dicas. 

 

Cinco dicas para apresentar seu TCC e impressionar a todos

 

1. Conheça bem o conteúdo

 

Para garantir uma boa apresentação, é importante estar seguro sobre o assunto. Por isso, você precisa dominar todo o conteúdo e estar preparado para explicar, nos mínimos detalhes, tudo aquilo que você pesquisou com tanto afinco.  

 

Uma boa dica: se o trabalho foi redigido muito tempo antes da apresentação, leia todo o conteúdo e revise suas anotações para garantir que tudo está fresco na sua memória.  

 

2. Faça um roteiro para a sua apresentação 

 

A apresentação de um TCC precisa ser organizada, clara e cumprir o tempo limite, por isso, é ideal que você faça um roteiro da sua apresentação e separe os assuntos em tópicos que se complementem.  

 

Claro, durante a apresentação, não é necessário tratar cada um dos tópicos do trabalho, por isso, você precisa selecionar os tópicos primordiais e fazer um roteiro de acompanhamento para deixar tudo organizado.  

 

3. Ensaie a apresentação

 

Você precisará estar com todo o assunto na ponta da língua, por isso, é uma boa ideia praticar antes de subir no palco, ensaiando a sua apresentação. Essa é uma etapa muito importante para garantir que você tenha o controle do tempo e da ordem das falas, além de assegurar que a sua apresentação esteja segura e ensaiada. 

 

4. Assista a outras apresentações

 

Para se preparar para uma apresentação de sucesso, você pode assistir a outras bancas de TCC e conferir a apresentação de outros colegas. Essa é uma atividade simples, mas que contribui e muito para que você identifique os pontos-chaves que deverá abordar, aprender com os erros de outras pessoas e aprimorar seu olhar.  

 

5. Antecipe e se prepare para perguntas

 

Muitos avaliadores gostam de fazer perguntas após a apresentação do trabalho, por isso, você deve tentar antecipar e imaginar as possíveis perguntas que o avaliador lhe fará e, assim, estar mais preparado para respondê-las.  

 

 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller